Funcionários que faltam ou se ausentam constantemente do trabalho costumam ser um problema para as empresas.
Mesmo aquelas organizações que têm certa flexibilidade de horários, gostam de ter rotinas e horários pré-estabelecidos, nos quais seja possível interagir com o colaborador.
O absenteísmo, em resumo, é a falta injustificada de funcionários. E isso pode ter várias causas. De questões corporativas a problemas de foro extremamente íntimo – como problemas financeiros.
Líderes de empresas têm de estar preparados cada vez mais para perceber a saúde mental dos funcionários. E, se for o caso, atuar para mitigar os danos – ao funcionário e à corporação.
Ausências injustificadas causam efeitos em cadeia e atrapalham o funcionamento da empresa. Sobrecarrega outros funcionários e causam mal-estares.
Muitas empresas entendem que não há muito o que fazer com um funcionário reincidente no absenteísmo. Ele parece já não estar conosco. E, às vezes, não está mesmo. Vai caber ao gestor descobrir isso. Nessa jornada, pode-se descobrir que, às vezes, as causas estão em problemas internos, os quais, se melhorados, causarão maior satisfação aos demais colaboradores; ou então, são questões pessoais que estão minando a pessoa.
Presenteísmo
E, em alguns casos, mesmo estando fisicamente, a pessoa não está emocionalmente. A isso damos o nome de presenteísmo – que é quando o colaborador cumpre seu expediente, mas não consegue ter produtividade, mostrando-se distraído em boa parte do tempo.
Percebeu, converse
Se você é gestor na sua empresa, caso você tenha percebido algum comportamento estranho com o colaborador, chame-o para conversar. Mas tenha muito tato e procure não o constranger. Pergunte se está tudo bem, se aconteceu algo na empresa que o deixou chateado e se algo pode ser feito quanto a isso.
Diagnostique
Se o colaborador se abrir, já temos boa parte do caminho andado para a solução. Se a questão for profissional, naturalmente, terá de ser avaliado o que o colaborador expôs. E aí cada caso é um caso. Pode ser problema de relacionamento, insatisfação com a carreira, falta de perspectivas.
Causas pessoais
Se as causas expostas pelo colaborador em situação de absenteísmo forem de ordem pessoal, ainda assim é possível agir. Isso não quer dizer se envolver com a vida pessoal dele. Nada disso. Mas, vamos supor, que ele afirme estar passando por problemas de saúde na família ou algum estresse conjugal.
Férias
Em casos como esses, a melhor coisa a se fazer: dar tempo ao colaborador para ele se restabelecer. Convence-lo a tirar um período de férias pode ser a solução. Se ele tiver banco de horas, é momento de compensá-lo e já nos dias seguintes.
Educação financeira
Às vezes, o problema do funcionário que desenrola em absenteísmo ou presenteísmo se deve ao endividamento pessoal. Promova ciclos dentro da sua empresa de educação financeira, que poderão a ajudar os colabores a conquistar patrimônio – uma evolução que sempre trará satisfação pessoal e engajamento no trabalho, uma vez que o funcionário está vendo o resultado fruto de seu esforço.
Adiantamento
O problema financeiro pode ser uma emergência ou algo pontual. Nestes casos, pode ser que algum tipo de adiantamento salarial – caso sua empresa tenha condições de promovê-lo, seja uma boa alternativa. Mas é necessário avaliar bem, para, como se diz no jargão popular, não dar ainda mais corda para a pessoa se enforcar.
Bom ambiente e boa estrutura
De modo geral, podemos dizer que bons ambientes de trabalho ajudam e muito. Ambientes de trabalhos saudáveis são aqueles em que as relações durante o expediente são harmônicas e, ainda que haja competitividade entre pessoas, não há deslealdades e intrigas. Cabe a um bom líder fazer a correta gestão da equipe e saber a hora de cobrar e a hora de elogiar.
Uma boa organização também contribui. Por isso, mantenha as reuniões e o horizonte a ser traçado bem definido.
Bons salários, claro, todo mundo gosta. Então, na medida do possível, é importante estabelecer condições para que o funcionário seja o máximo possível bem recompensado, seja através de bonificações, prêmios, viagens no fim de ano por cumprimento de metas, planos de carreira.
Valorizar o trabalho do colaborador vai além do salário. É dar atenção ao que ele diz e sugere. É saber ouvir. É reconhecer méritos.