A Guerra travada pela Rússia contra a Ucrânia terá impactos diretos na vida dos brasileiros e o principal deles é a inflação.

O petróleo já sinaliza alta considerável, com o barril ultrapassando os US$ 100, o que deve trazer ainda mais pressão no preço dos combustíveis.

Em médio prazo, os alimentos também podem sofrer alta. Isso porque os fertilizantes, essenciais na agricultura, são produzidos em grande escala pela Rússia. Com as sanções impostos ao país, a circulação desse produto deve diminuir, pressionando o preço da commodity e impactando no custo de produção.

Ainda há o risco de que o clima de instabilidade global repercuta em retração de investimentos e possível recessão econômica.

Assim sendo, é importante que o brasileiro se prepare por aqui e se possível reveja hábitos de consumo. Com o home office a que muitos brasileiros estão submetidos, é possível economizar com transporte, mas ainda assim muitas famílias usam o carro para atividades indispensáveis, como o transporte escolar. Talvez seja o momento de reduzir os passeios de final de semana ou optar por locais mais próximos.

No mais, fica a nossa torcida e expectativa para a guerra acabe o quanto antes e para que haja paz mundo. Nossa irrestrita solidariedade ao povo ucraniano e a todos aqueles que sofrem com os ataques.

WhatsApp