Dificilmente, uma empresa ou família não têm dívidas. Contratar financiamentos é uma das maneiras para crescer e construir patrimônio. O problema é quando essa dívida adquire uma proporção muito alta.

Não existe uma conta definitiva, pois há variáveis, mas um Índice de Endividamento Geral até 30% é considerado positivo e sinaliza um risco baixo de se tornar inadimplente, o que colabora para atrair sócios para investir na empresa e ajuda a obter empréstimos em bancos, caso eles sejam necessários.

Aliás, esse percentual de 30% costuma ser usado por instituições bancárias na hora de avaliar a concessão de crédito.

Já se o seu nível de endividamento é próximo ou superior a 100%, é possível que a situação de suas finanças não esteja ideal. Mas isso depende, também, da perspectiva de ganho do negócio.

Em todo caso, quando o nível de endividamento é alto, é um bom momento para avaliar, ver o que pode ser feito, diminuir custos e estudar a possibilidade de refinanciar dívidas ou substituí-las por outras com juros mais baratos.

Caso a inadimplência aconteça – pessoal ou empresarial –, não desista. É um desafio, mas é importante tentar sair dessa situação. Pois ter o nome sujo causa muitas dificuldades e torna praticamente impossível a evolução financeira. Conte com a SOLVE!

WhatsApp