A pandemia ainda não acabou, mas, com o avanço da vacinação mundo afora, a expectativa é que boa parte das empresas retome as atividades presenciais até o fim do ano – muitas já voltaram.

Então, é melhor organizar o guarda-roupa, trabalhar o psicológico e se preparar para esse momento.

Alegria para alguns, tristeza para outros.

O trabalho remoto tem sido bem encarado por uma parcela importante da população que não quer ficar horas longe da família. Já áreas que lidam, sobretudo, com inovação, sentem falta daquela faísca, aquele insight, que quase sempre aparece quando estamos reunidos com outras pessoas.

A comunicação interpessoal é mais fácil presencialmente. Vemos gestos, temos uma visão periférica, sabemos de que direção está vindo o som.

Talvez nem tudo volte como antes e as empresas optem por um sistema híbrido. Só temos uma certeza: o trabalho, remoto ou presencial, continua sendo fundamental para cada um de nós e para a sociedade.

Dicas do time SOLVE

Se a volta ao trabalho estiver próxima, tente ver o lado positivo:

  • Você voltará a conviver com pessoas e a ter relações reais
  • É um bom momento para novos projetos. Volte disposto!
  • Compre uma roupa nova, especial para marcar este momento. E quem sabe mudar o visual? Um corte de cabelo vai bem.
  • Relembre às pessoas por que elas sentiram sua falta. Você é especial e faz a diferença. Acredite!

O caso Google

O Jornal valor Econômico mostrou esta semana que engenheiros de software do Google revelaram algo em uma pesquisa recente
que surpreendeu os chefes: eles se sentem tão produtivos trabalhando em casa quanto antes da pandemia. Uma pesquisa interna na unidade da Alphabet também mostrou que os funcionários desejam mais “colaboração e conexões sociais” no trabalho, de
acordo com Brian Welle, vice-presidente de recursos humanos. Welle não quis fornecer números exatos, mas disse que “mais de 75%” dos empregados pesquisados responderam dessa forma. A maioria também especificamente prefere a proximidade física ao trabalhar em novos projetos. “Há algo sobre o trabalho inovador, quando você precisa dessa faísca”, disse Welle em entrevista. “Nossos funcionários acham que esses momentos acontecem melhor quando estão juntos.”

WhatsApp