Em fevereiro tem carnaval. Tem sol e diversão. Mas, lamentamos lembrar, tem também uma pilha de boletos esperando a todos.

Início do ano é época de pagar impostos, como IPTU e IPVA – que este ano deve estar mais caro, considerando que o valor venal dos veículos subiu.

Some-se a isso gastos com mensalidade e rematrícula de escolas e universidades e o material escolar, além do fato de muitas pessoas ainda estarem sobrecarregadas com gastos de fim de ano e viagens, e temos razões de sobra para ligar o sinal de alerta.

O importante é não deixar o débito em aberto, pois isso trará não só restrições, como prejuízo financeiro.

Estados e municípios têm programas para parcelar os impostos. Além disso, há descontos interessantes em caso de pagamento à vista. Não pagar é péssimo negócio. Pode cair na dívida ativa do município e ter todos os tipos de complicações de dever ao fisco, nome sujo e dificuldade para obter financiamentos.

Mais uma vez, vale o que temos abordado nas últimas semanas: planeje seu orçamento e controle seus gastos. Se necessário, venda itens que não farão falta e de repente só estão ocupando espaço. Esforce-se para não passar o resto do ano com dívidas. Principalmente agora, época de gastos adicionais.

Planejamento do orçamento familiar é fundamental. Conte com a SOLVE!

WhatsApp